segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resolução da prova de Geografia da UPE 2010

01. “Em alguns momentos de nossas vidas, é possível que já tenhamos sido colhidos por um vento forte o suficiente que nos teria derrubado, caso não tivéssemos inclinado o corpo para frente ou nos agarrado em algo firme, para resistir à sua força. Londres, que raramente tem ventos fortes, experimentou um vendaval em 25 de janeiro de 1990. Ventos soprando a mais de 175km/h arrancaram os telhados das edificações, derrubaram carretas e tornaram virtualmente impossível caminhar nas ruas. Certas regiões do mundo são acometidas por furacões, que trazem chuvas torrenciais e ventos muito fortes, removem o solo e provocam ondas nos oceanos, capazes de erodir e transportar enormes toneladas de sedimento das praias e das águas rasas. Muitos ventos são fortes, o suficiente para soprar grãos de areia no ar, criando tempestades de areia.”
(PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006)
Sobre os assuntos abordados no texto, é CORRETO afirmar que
1. a velocidade que um vento assume é inversamente proporcional ao gradiente barométrico entre duas determinadas localidades.
2. os furacões tropicais, sobretudo os que atingem a Inglaterra e a América Central, são freqüentes sobre oceanos que apresentam anomalias térmicas negativas, daí serem intensos no oceano Atlântico norte.
3. os ventos, como agente modelador de paisagens geomorfológicas, exercem um papel destacado nos ambientes em que se observa um déficit hídrico.
4. os ventos alísios que, com a direção Sudeste, agem na costa oriental do Nordeste brasileiro originam-se no centro de altas pressões do Atlântico sul.
5. as brisas que se verificam nas áreas costeiras se formam a partir do desequilíbrio barométrico, verificado entre o ar que se situa sobre oceanos e áreas continentais adjacentes.
Somente está CORRETO o que se afirma em
A) 1. B) 5. C) 2 e 3. D) 3, 4 e 5. E) 1, 2, 3 e 4.

Comentário:
A velocidade e a direção do vento são designadas pelo gradiente barométrico, isto é, depende da diferença de pressão entre duas áreas. Sabendo que os ventos sopram de uma área de alta para uma área baixa pressão, a direção de onde eles vêm é que os nomeia (ventos de sudeste, ventos de nordeste etc.). Os alísios de Sudeste, que atingem o litoral oriental do Nordeste, por exemplo, são assim chamados por se formarem, em linhas gerais, a sudeste, na zona de alta pressão do Atlântico Sul. Já o fato de serem “alísios” significa que são ventos impulsionados em direção à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), devido à desigualdade de aquecimento da Terra, que gera diferentes zonas de pressão. Como outro exemplo referente à direção dos ventos, temos a direção das brisas em áreas costeiras, que fluem do oceano para o continente durante o dia e do continente para o oceano à noite. Isso porque a capacidade térmica do oceano é menor que a do continente e, sendo assim, durante o dia o continente se aquece rapidamente, aquecendo também o ar que, por sua vez, torna-se mais expansivo, com menor concentração, com menor pressão; já o oceano, por possuir menor capacidade térmica, é aquecido aos poucos e como consequência, durante o dia o ar que está sobreposto a este tende a permanecer menos aquecido que o do continente, o que o torna mais denso, ou seja, exerce maior pressão. Por isso que durante o dia as brisas fluem do oceano para o continente. Ao anoitecer, com as águas do oceano já aquecidas e o continente já com temperaturas amenas, visto que a alta capacidade térmica deste indica tanto um aquecimento rápido quanto um resfriamento rápido, o ar do continente passa a ter maior pressão e a direção das brisas é invertida.
Quando os ventos se movem em círculo se trata do fenômeno atmosférico em que o centro é uma área de baixa pressão, denominado ciclone, sendo também chamado de furacão, quando se forma no oceano Atlântico, e tufão, quando se origina no Pacífico. Os ciclones se formam em áreas com anomalias positivas da temperatura da superfície dos oceanos mencionados.
Resposta: alternativa D

02. A Geografia é uma ciência, que tem muita aplicabilidade para a vida cotidiana das pessoas. Por exemplo, ela pode fornecer subsídios ao controle da degradação ambiental associada à erosão em áreas urbanas.
O que pode ser sugerido pela Geografia, CORRETAMENTE, para minimizar a erosão nas encostas dos morros recifenses, densamente povoados?
1. Suavizar os taludes e recobri-los com vegetação.
2. Executar sistemas de drenagem superficial.
3. Preencher fissuras e impermeabilizar os pontos de infiltração de água.
4. Remover lixo das encostas.
5. Retirar árvores inadequadas dos bordos dos taludes.
6. Interceptar contribuições de águas pluviais e servidas através de sistema de drenagem.
Estão CORRETAS as medidas
A) 1 e 5, apenas. B) 2, 3 e 6, apenas. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 1, 2 , 4 e 5, apenas.
E) 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Comenário:
Os taludes são as encostas mais íngremes, cuja retirada de vegetação facilita a remoção de material do solo, ou seja, reduz a fixação das partículas, vulnerabilizando-as diante das ações do homem e das chuvas; as execuções de sistemas de drenagem superficial adéquam o escoamento, evitando a infiltração em solo descoberto e com consistência reduzida, por meio do preenchimento de fissuras; a remoção de lixo das encostas, por sua vez, evita que este absorva água e, através de processos químicos, produza ainda mais chorume, visto que o grande volume desta substância causaria ainda mais poluição do solo e deslizamentos; deve-se também retirar árvores inadequadas dos taludes, pois nem todo tipo de cobertura vegetal garante a estabilidade do solo, como por exemplo, as bananeiras, que retém grande quantidade de água no solo a ponto de saturá-lo e quando há precipitação, por já estar saturado, o solo desliza; quanto à interceptação das águas pluviais, esta deve ser integrada aos sistemas de drenagem já mencionados.
Resposta: alternativa E

03. Observe atentamente a figura a seguir.


Os blocos-diagrama 1, 2, 3 e 4 estão esquematicamente indicando a(o)
A) formação dos solos em áreas tropicais úmidas.
B) origem das rochas metamórficas.
C) ação do tectonismo sobre o relevo terrestre.
D) efeito da erosão diferencial sobre os solos.
E) formação de pedimentos em áreas secas.

Comentário:
Os quatro blocos-diagrama representam uma evolução do relevo consequente da ação do tectonismo epirogenético. Ou seja, os movimentos verticais da crosta, que causam falhas, é que explicam a geomorfologia apresentada.
Resposta: alternativa C

04. Leia, com atenção, o texto a seguir e identifique, no mapa, o país a que os fatos mencionados se referem.
“De 1979 a 1989, houve uma tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos Mujahedin, entre eles Bin Laden. Em 1996, ocorreu a tomada do poder pelo grupo radical Taleban, que passou a adotar a Sharia como lei. No ano de 2001, os EUA atacaram o país, acusando-o de proteger Bin Laden e servir de base para as ações terroristas da Al Qaeda.”

A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

Comentário:
Todos os países apresentados na questão, exceto o país 4, fazem parte da Ásia Meridional. O país 4 é o Afeganistão, localizado no Oriente Médio, cuja capital é Cabul. Trata-se de um país pobre, de economia agropecuária, cujo cultivo de papoulas proporciona a maior produção de ópio do mundo e uma das maiores produções de heroína. A geomorfologia é caracterizada por planaltos e montanhas. Em sua hidrografia se destacam 3 rios: Amu Dária, Cabul e Helmand. Apresenta clima árido em grande parte do território e vegetação arbustiva bastante espaçada.
Resposta: D

05. Sobre o tema “Os Direitos Sociais Básicos do Cidadão”, são feitas as afirmações a seguir. Leia-as atentamente.
1. Entende-se por direitos sociais aqueles que objetivam garantir aos indivíduos condições materiais, consideradas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos.
2. Os direitos sociais tendem a exigir do Estado uma intervenção na ordem social, de maneira que assegure os critérios de justiça distributiva, diminuindo as desigualdades sociais.
3. Os direitos sociais, como dimensão dos direitos fundamentais do homem, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que tendem a realizar a igualização de situações sociais desiguais.
4. A atual Constituição brasileira contém importantes mudanças, como, por exemplo, a inclusão de normas trabalhistas no capítulo dos Direitos Sociais, uma vez que, em constituições anteriores, se situavam no domínio da Ordem Econômica e Social.
5. O direito à educação é um direito fundamental a todos os brasileiros, assegurado na Constituição; assim é um direito humano essencial e indispensável ao exercício da cidadania.
Estão CORRETAS
A) 1 e 5, apenas. B) 2 e 4, apenas. C) 1, 2 e 3, apenas. D) 3, 4 e 5, apenas.
E) 1, 2, 3, 4 e 5.

Comentário:
A integração do indivíduo com a sociedade requer direitos que garantam possibilidades de desenvolvimento do mesmo em níveis de igualdade com os demais componentes da sociedade, por meio de ações do poder político. A atual Constituição Brasileira, em vigor desde 1988, garante progressos sociais, ao menos teoricamente ou na maioria dos casos, como normas trabalhistas (capítulo de Direitos Sociais) e direito à educação, que convergem para a atuação cidadã do indivíduo.
Resposta: VVVVV

06. “À primeira vista, representa um avanço no ranking de carros apresentados pelo IBAMA, na semana que passou. (...) O álcool combustível, agora renomeado com a marca globalizada de “etanol”, é um trunfo para o Brasil. Fruto de um programa nacionalista e intervencionista da ditadura militar, o Proálcool virou campeão ambiental. Em nenhum outro lugar do mundo, obtém-se etanol na quantidade e com a produtividade permitida pela cana-de-açúcar por aqui- agora já sem nenhum subsídio estatal.” (Marcelo Leite, jornal A Folha de São Paulo, 20/09/09)
Sobre o tema central do texto, é CORRETO afirmar que
1. o álcool pode ser tido como um combustível mais “limpo”, porque o carbono que lança no ar atmosférico é, teoricamente, reutilizado na próxima safra de cana-de-açúcar, enquanto as plantas crescem.
2. o programa Proálcool, quando foi concebido, visava principalmente fornecer biocombustíveis ao mercado externo brasileiro, carente de combustíveis em face do “boom” dos preços do petróleo na década de 1970.
3. a partir da segunda metade da década de 1980, houve uma mudança no cenário internacional do mercado petrolífero, e os preços do barril de óleo bruto caíram consideravelmente, colocando em xeque os programas de substituição dos hidrocarbonetos fósseis pelo álcool.
4. a tecnologia dos motores “flex fuel” surgiu, na fase atual, como um forte estímulo ao aumento do consumo interno do álcool; os automóveis bicombustíveis tiveram uma excelente aceitação no Brasil.
5. o uso do álcool combustível acarreta algumas vantagens, comparado à gasolina, tais como: menor dependência à variação externa dos preços dos combustíveis fósseis, maior geração de empregos no campo e diminuição do êxodo rural.
Está(ão) CORRETA(S)
A) apenas 2. B) apenas 4. C) apenas 1 e 2. D) apenas 3, 4 e 5.
E) apenas 1, 3, 4 e 5.
Comentário:
O álcool etílico ou etanol é analisado, assim como outras fontes de energia, baseando-se principalmente em fatores tais como: competitividade no mercado externo, consumo interno, custos de produção e impactos ambientais de sua geração e consumo. Quanto ao mercado internacional, os conflitos bélicos entre Irã e Iraque, intensificaram as especulações nos preços dos barris de petróleo bruto, cuja instabilidade fez com que os preços caíssem, impulsionando a elaboração de programas de combustíveis alternativos, sobretudo o álcool. No Brasil, durante a ditadura militar, foi criado o Proálcool, financiado pelo governo visando principalmente o consumo interno, como alternativa para o petróleo que estava em crise desde 1973. Na atualidade, o incentivo ao consumo do álcool combustível no Brasil é feito por meio da circulação de veículos bicombustíveis e esclarecimento sobre os menores impactos ambientais em relação à gasolina, visto que parte do CO2 emitido na combustão do etanol é absorvido pelos canaviais, no desenvolvimento de outra safra. É importante lembrar que os investimentos na produção de álcool aumentam a empregabilidade no campo e reduzem a submissão à instabilidade político-econômica externa, que altera os preços dos combustíveis fósseis.
Resposta: alternativa E

07. O texto a seguir, escrito pelo geógrafo pernambucano Manuel Correia de Andrade, examina algumas questões relacionadas ao espaço geográfico. Analise-o.
“O espaço geográfico, ao contrário do espaço natural, é um produto da ação do homem. O homem, sendo um animal social, naturalmente atua em conjunto, em grupo, daí ser o espaço geográfico eminentemente social. A dicotomia entre as ciências da natureza e as ciências da sociedade é falsa, de vez que se torna difícil separar, de forma absoluta, o natural do social. O homem transforma sempre o espaço em que vive e, ao transformá-lo, transforma a própria natureza, fazendo com que os desafios naturais à sua ação sejam diversos da própria natureza modificada pelo homem.”
(ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. São Paulo: Editora Atlas S.A, 12 ed.)
Com base no texto, é CORRETO afirmar que
A) o espaço natural é formado e tão-somente determinado pelas interações clima–relevo na superfície terrestre, sem a participação antrópica.
B) o homem começou a produzir espaço geográfico no momento em que pôde abandonar as atividades de caça, pesca e coleta e passou a realizar trabalhos agrícolas e de criação de animais.
C) a Geografia não pode ser considerada uma ciência social, porque se volta especialmente para a estruturação natural da superfície terrestre, que varia no tempo e no espaço; ela é uma ciência da Terra.
D) a ação do homem sobre a natureza se dá, de forma uniforme, no tempo e no espaço, contudo a intensidade dessa ação é uma função inversa das necessidades sociais.
E) os conceitos de modo de produção e de formações econômico-sociais não são mais necessários para a compreensão da produção do espaço geográfico em face da expressiva revolução técnico-científica.
Comentário:
O espaço geográfico surgiu a partir da instrumentalização do espaço natural, numa relação possibilista, cuja adequação e evolução de atividades se deram, a priori, com as atividades primárias de agricultura e pecuária, ou seja, com a passagem do nomadismo para o sedentarismo (Revolução Neolítica).
Resposta: alternativa B

08. Observe a imagem de satélite de um trecho da Terra mostrada a seguir.

O fenômeno que desponta nessa imagem é um(a)
A) episódio de fortes aguaceiros na Zona da Mata nordestina.
B) avanço de um anticiclone muito forte sobre uma massa oceânica.
C) faixa de baixas pressões atmosféricas denominada ciclone.
D) frente quente sobre o continente.
E) anticiclone extratropical, provocando pesados aguaceiros.

Comentário:
A imagem mostra um fenômeno atmosférico onde os ventos se movem em círculo, cujo centro é uma área de baixa pressão. Geralmente também ocorrem chuvas, porque o ar quente ascendente contribui com a condensação. No hemisfério sul os ventos giram em sentido horário e no hemisfério norte o contrário. Quando se origina no oceano Atlântico, o ciclone é chamado de furacão; quando a origem ocorre no Pacífico é chamado de tufão.
Resposta: alternativa C


09. Os rios têm um papel importante na elaboração das paisagens geomorfológicas. Sobre esse assunto, observe atentamente a figura a seguir.

Assinale o título que poderá ser aplicado, CORRETAMENTE, à feição de relevo indicada pelo n° I.
A) Várzea inundada.
B) Terraço fluvial.
C) Banco de areia.
D) Meandro abandonado.
E) Planalto cristalino.

Comentário:
Trata-se de Geomorfologia Fluvial. As formas de relevo representadas na figura são os terraços fluviais; estes se formam a partir da erosão, na qual os rios escavam leitos menores, conforme a geologia e variações climáticas, sendo, portanto, antigos leitos e várzeas. À medida que surgem novos terraços, a paisagem se caracteriza como “degraus”.
Resposta: alternativa B

10. Um grupo de estudantes foi encarregado pelo professor de Geografia de realizar um estudo sobre os recursos minerais e energéticos de uma determinada área do Brasil. Após amplas discussões, os componentes resolveram empregar como mapa base, em projeção ortogonal, um que tivesse a escala de 1:250.000. Com relação a esse mapa, é CORRETO afirmar que
A) 1cm no mapa corresponde a 500km no terreno.
B) 1cm no mapa representa 250km, em face do tipo de projeção.
C) 1cm no mapa corresponde a 2.500km no terreno e que o sistema de projeção independe da escala adotada.
D) 1cm no mapa indica 2,5 km no terreno.
E) 1cm no mapa é igual a 125 km no terreno.

Comentário:
A incógnita é a distância real (D), onde: E = ( d )/D.
A escala (E) é de 1:250.000 e a distância na projeção (d) é de 1 cm, visto que esta última não foi dada e que a relação na escala apresenta 1cm como numerador padrão.
Então, temos: E = d/D  1/(250.000) = ( 1 )/D  D = 250.000 cm = 2,5 km
Resposta: alternativa D

11. As áreas 1 e 2 , grosseiramente delimitadas no mapa a seguir, apresentam as seguintes características:

I II
0 0 A área 1 corresponde ao domínio morfoclimático dos cerrados e cerradões.
1 1 A área 2, em face do domínio dos climas subáridos, apresenta uma predominância de uma vegetação de caráter xerófilo.
2 2 A área 1 exibe uma cobertura vegetal rasteira, de gramíneas e ciperáceas, pequenos arbustos e árvores tortuosas de folhas geralmente largas.
3 3 A área 2 é o Complexo do Pantanal, uma mistura de várias formações florestais, predominando, contudo, campos alagados.
4 4 A área 1 possui, predominantemente, florestas perenifólias, latifoliadas e homóclitas que refletem fielmente as condições edafo-climáticas.

Comentário:
A Área I corresponde ao domínio morfoclimático do cerrado. As formas de relevo predominantes são os planaltos e chapadas e o clima é tropical típico (verão chuvoso e inverno seco). Apresenta vegetação arbustiva, herbácea e árvores espaçadas. Sua vegetação tem como característica peculiar o xeromorfismo, pois os caules retorcidos e ressecados possuem alguma semelhança com a vegetação do semi-árido, mas suas raízes, ao contrário da caatinga, são profundas. A área II representa o complexo morfoclimático do Pantanal, cuja formação vegetal é de composição herbácea, arbustiva e arbórea. Possui uma fauna rica, tendo como símbolo a ave tuiuiú. Apresenta relevo de planície – maior planície inundável do mundo –, que está inserida na bacia do rio Paraguai, que, por sua vez, é sub-bacia da bacia Platina. O clima do Pantanal é tropical, com verões chuvosos e quentes e invernos frios e secos.
Resposta: VFVVF

12. “Nos primórdios de sua história, o ser humano utilizava, apenas, a energia dos próprios músculos. Com o decorrer do tempo, passou a usar também outras fontes de energia, tais como a força animal (boi, cavalo), o fogo (queima de madeira), a água (rodas d’água) e o vento (moinhos). A partir do século XVIII, com a revolução industrial, o homem passou a utilizar as chamadas fontes de energia modernas, de rendimento muito mais elevado. Diferentes fontes de energia movimentam a máquina mundial da produção. Contudo, um dos grandes problemas do mundo atual é que, com o aumento da população e da produção, aumentou o consumo de energia.”
(Adaptado de TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim- Geografia Geral- o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: editora Moderna, 2008)
Sobre o tema abordado no texto, é CORRETO afirmar que
I II
0 0 a energia que abastece a lâmpada que ilumina uma sala para a leitura deste texto teve como fonte o Big Bang, aliás, como todas as demais formas de energia.
1 1 nos transportes, as duas alternativas estratégicas mais cotadas para substituir os combustíveis fósseis são biocombustíveis e eletricidade, mas ambas podem exigir muito mais água que a produção de gasolina.
2 2 as usinas termelétricas, movidas a combustíveis fósseis, poluem muito mais a atmosfera e geram energia cara, em face do preço dos combustíveis.
3 3 as usinas hidrelétricas utilizam um recurso natural renovável e de custo baixíssimo, podendo, assim, gerar também energia a baixo custo, além de ter uma duração prolongada.
4 4 entre as fontes de energia consideradas não-renováveis, estão as seguintes: tório, urânio, xisto, petróleo e hulha.
Comentário:
As proposições correspondem à descrição correta da energia, da origem até a sua utilização de última geração (alta tecnologia), implicações econômicas e remete à interferência ambiental quando trata das fontes alternativas.
Resposta: VVVVV

13. O crescimento da taxa de urbanização bem como a falta, muitas vezes, de planejamento urbano implicam aumento da degradação ambiental. Sobre esse assunto, o que pode e o que não pode ser dito?

I II
0 0 Nas áreas urbanas, as alterações ambientais englobam o aumento da temperatura, as alterações do relevo e da cobertura vegetal e a contaminação dos recursos hídricos.
1 1 Os movimentos de massa ocorrem naturalmente no ambiente, porém são potencializados pela ocupação desordenada das encostas, como acontece em várias grandes cidades brasileiras.
2 2 A impermeabilização do solo pode acarretar um aumento na intensidade dos alagamentos em grandes cidades, como o Recife, mas não interfere diretamente no Ciclo Hidrológico.
3 3 A forte urbanização que vem ocorrendo nos países subdesenvolvidos acarreta fortes alterações climáticas regionais, mas não é capaz de interferir no microclima, como seria de se esperar.
4 4 A fauna e a flora são diretamente afetadas pela urbanização acelerada, ocorrendo, assim, perdas de espécies endêmicas e alterações do ecossistema local.

Comentário:

A expansão desordenada da urbanização intensifica os problemas na relação do homem com o espaço natural. Dessa forma, a modificação ambiental ocorre rapidamente: conforme se retira a vegetação, a estabilidade do terreno diminui, implicando a aceleração dos movimentos de massa (deslizamentos). A falta de saneamento básico, corriqueira no subúrbio das grandes cidades brasileiras, por exemplo, é responsável pela propagação de diversas doenças e, além disso, a infiltração dos esgotos contamina os lençóis freáticos e intensifica os movimentos de massa junto com a retirada da vegetação, propiciando também a remoção de grande quantidade de massa, o que é desastroso para os moradores. A expansão interfere negativamente nos ecossistemas, empobrecendo a fauna e a flora, para comportar a também crescente população humana dos países subdesenvolvidos, principalmente. Outro fator ambiental alterado pela forte urbanização é o microclima: a inversão térmica e as ilhas de calor são exemplos disso. A ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada com áreas periféricas, como a zona rural, caracterizando realmente uma “ilha térmica”; já a inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar que está abaixo (frio) é mais denso, fazendo com que os poluentes se mantenham próximos à superfície.
Seja a área urbana um aglomerado subnormal ou não, há impermeabilização do solo, o que altera o ciclo hidrológico porque reduz consideravelmente a infiltração. Se o sistema de esgotamento não for planejado conforme a área impermeabilizada, logicamente haverá o acúmulo das águas que escoam superficialmente, principalmente das chuvas, ocasionando enchentes que transtornam as cidades – sobretudo as grandes cidades –, como as que ocorrem nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Resposta: VVFFV

14. Os estágios da evolução do relevo terrestre em áreas continentais já vêm sendo estudados há muito tempo por geógrafos e geólogos. Williams Morris Davis foi quem primeiro sistematizou o que ele denominou, com muita propriedade, de Ciclo de Erosão. Para esse autor, a evolução do relevo passaria por três fases distintas: Juventude, Maturidade e Senilidade. Quais as principais características de um relevo senil, segundo esse modelo teórico?
I II
0 0 Divisores d’água amplos e, às vezes, planos.
1 1 Presença constante de rápidos e cachoeiras.
2 2 Ocorrência de amplas planícies fluviais.
3 3 Forte abandono da carga detrítica transportada pelos rios na planície fluvial.
4 4 Terras baixas e planas.


Comentário:
Na fase senil, segundo Morris Davis, o relevo não apresenta divisores de água bem definidos, bem como também não apresentam cachoeiras ou outros escoamentos relativamente rápidos, visto que as terras são baixas. Corresponde a extensas planícies fluviais, onde o acúmulo de sedimentos dá origem aos meandros.
FFVVV